Método Agile: Feito é melhor que perfeito!
Atuar de forma rápida e aumentar a qualidade na entrega final para os clientes é o desejo da maioria dos empreendedores que desejam ver o seu negócio crescendo.
POR G2 MKT DIGITAL - 31 de Junho de 2020
Em startups, a adoção desses métodos para alcançar resultados rápidos é muito comum e vem dando tão certo, que o mercado em geral também tem buscado conhecer mais sobre o que são esses conceitos e como aplicá-los.
Neste artigo, vamos explicar o que é o Método Agile e como utilizar esse método para maximizar o potencial do seu negócio, melhorar a gestão e as vendas na sua empresa.
Em linhas gerais, o método Agile coloca a satisfação do cliente com o produto acima de burocracias e planos pré-estabelecidos. Esse método 'aceita erros' nas primeiras entregas.
É mais eficiente entregar o protótipo de um produto de forma rápida, receber um feedback e revisar o que estava errado do que buscar indefinidamente um “produto final” para só depois colocar no mercado.
Para ampliar o entendimento nesse assunto, fomos conversar com uma especialista no assunto, Gabriela Guimarães, Diretora Brasil de Excelência Operacional na empresa DHL Logistics, que também é Profissional certificada pelo PMI - Project Management Institute e Design Think Specialist pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) USA.
G2 MKT: O que é o Método Agile?
Gabriela Guimarães: É uma forma estruturada de mudar ou criar um produto. Esse método também diz muito sobre como você pensa (Mindset) sobre seu produto ou mudanças. Se agarrar a uma ideia e não se adaptar rapidamente (Agile) ao mercado ou tendências é a formula exata do que o novo ambiente de negócios não aceita mais.
| "Esse método 'aceita erros' nas primeiras entregas."
G2: Qual a importância (ou impacto) dessa metodologia na minha empresa?
GG: Hoje, na minha avaliação não vejo outra forma de fazer negócios sem a Método Agile. Aqui não falo somente de rapidez (Agile) mas sua capacidade de mudar e ganhar dinheiro – sem perder tempo.
Assim, quando seu produto final estiver pronto – você também já ganhou dinheiro e agora é o momento de acelerar esse ganho.
G2: Como aplicar?
GG: A metodologia Agile tem algumas siglas e nomes que nos ajudam a entender de forma geral como aplicar.
MVP – do inglês: Minimun Viable product (mínimo produto viável).
Pense no que você quer sobre um produto, e em como começar ele com o básico.
Exemplo - um Skate que depois vira uma Patinete Motorizada.
Seu MVP é o Skate ... seu produto final é o Patinete Motorizado.
Squads – São os pequenos grupos de trabalho, que você pode dividir com um objetivo final.
Um Squad vai trabalhar no Skate, outro Squad no Patinete Motorizado – o importante aqui, é que seja um grupo diverso, com varias habilidades diferentes.
Scrum – É o plano desse projeto, com metas semanais que chamamos de Sprints.
Ele vai ajudar o time a se organizar bem e focar na meta de cada semana (de cada Sprint).
G2: Nos dê um exemplo prático.
GG: Gosto muito de usar o exemplo do carro. Imagine que seu produto é construir um veiculo para se locomover do ponto A ao B.
Como o método Agile trataria isso?
Levar 4 anos para construir um carro ideal, ou construir MVPs por período (Sprints) e ir vendendo esses produto?
Pelo método Agile seguiríamos pela segunda opção.
Então, podemos exemplificar a construção do carro – como produto final, da seguinte forma:
Sprint 1: Skate
Sprint 2: Patinete Motorizado
Sprint 3: Moto
Sprint 4: Carro
Assim, a medida que vamos avançando nos MVPs (mínimo produto viável) para cada um dos sprints, vou ganhando em velocidade e conforto, e no final, tenho exatamente o que seria meu produto final.
| "Quando seu produto final estiver pronto – você também já ganhou dinheiro e agora é o momento de acelerar esse ganho. "
Resumindo o método Agile: vamos entregando produtos, baseado em um mínimo aceitável; revisamos o produto baseado no feedback do cliente e assim sucessivamente; chegando ao final do processo no produto ideal.
Mas isso não é o fim, devemos continuar avançando e nos adaptando.
Portanto, Agile é tudo sobre nossa capacidade de se adaptar as rápidas mudanças do mercado e não parar para construir o produto ideal e somente começar quando tivermos ele, mas é tudo sobre ir entregando produtos até chegar em seu produto final.
| " Vamos entregando produtos, baseado em um mínimo aceitável."
Veja no link a seguir o exemplo de uma microempreendedora que teve sucesso em agir rápido às mudanças durante a pandemia:
Onde aprender mais sobre Agile?
https://www.totvs.com/blog/negocios/metodologia-agil/
Comentários
Postar um comentário